O que é abscesso dentário?

É um processo supurativo (pus) causado por bactérias, formando uma bolsa com acúmulo de pus em volta das raízes dos dentes, osso ou na gengiva que circunda o dente acometido.

Existem dois tipos de abscesso: Agudo e crônico

As causas podem ser as mesmas.

Abscesso agudo: A agressão é mais violenta, de forma aguda quando o paciente apresenta inchaço na boca de inicio abrupto, causando muita dor.

 

 

 

 

Abscesso Crônico: Quando a infecção é gradativa apresentando assim poucos sintomas a reação do organismo é mais lenta. Normalmente causado por uma cárie. Ele pode desenvolver-se durante meses ou até anos. Por este motivos as vezes só é diagnosticado quando fazemos um exame de RX neste dente por outra razão qualquer.

 

O que pode causar abscesso?

O abscesso pode ser causador por alguns fatores como:

[list type=”tick”][li]Cárie- O abscesso pode ser resultado de uma cárie extensa que atinge o “nervo” do dente, que é a causa mais comum de abscesso[/li] [li]Trauma dentário-dente partido, quebrado[/li] [li]De uma inflamação no osso ou nos canais do dente[/li] [li]Problemas periodontais ( doenças da gengiva)[/li] [li] Por agentes físicos, químicos e microbianos[/li] [/list]

Sintomas

[list type=”tick”][li]Dor nos dentes de forma pulsátil e persistente[/li] [li]Febre[/li] [li]Dor ao mastigar[/li] [li]Sensibilidade do dente ao frio e quente[/li] [li]Gosto amargo na boca.[/li] [li]Inchaço nos gânglios do pescoço (íngua).[/li] [li]Desconforto geral, mal estar físico e psicológico.[/li] [li]Vermelhidão e inchaço das gengivas]Dor de cabeça[/li] [li]Dor no ouvido.[/li] [/list]

Riscos e complicações

 

Um abscesso deve ser tratado de modo a evitar que se estenda para a face e/ou pescoço originando um fleimão. Esta situação obriga por vezes a drenagem externa, ( incisão na face ou gengiva)para o pus sair, e poderá levar ao internamento hospitalar nas situações mais graves.

Em situações raras, também originam manifestações sistêmicas , ou seja, manifestações para além da boca, que podem ser foro cardíaco e chegar até uma septecemia, que é uma disseminação daqueles micróbios através do sistema linfático e arterial. Em situações mais grave pode levar a morte do paciente.

 

Tratamento

Procure um dentista imediatamente!

Durante a consulta será identificado a causa do abscesso e a possibilidade de drenagem. O dentista deverá fazer a prescrição de analgésico, anti-inflamatório e antibiótico de acordo com a necessidade.

Se a causa for pela invasão da cárie na polpa, sem outras complicações, o dentista irá realizar o tratamento de canal.

Se a infecção for de origem periodontal (bactérias que penetram entre o dente e a gengiva), será realizado o tratamento periodontal através da raspagem e alisamento das raízes dentárias acometidas.

 

Tratamento emergencial até a ida ao consultório:

 

  • Deve-se administrar analgésico do tipo paracetamol.
  • Fazer bochechos com água morna e um pouco de sal de cozinha.
  • Compressa fria no rosto.
  • Procurar atendimento odontológico imediatamente!