O que é um aparelho ortodôntico?

Aparelho ortodôntico ou aparelho dentário são dispositivos utilizados pelo ortodontista em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com má formação, tem como finalidade estética e funcional. O uso contínuo do aparelho ortodôntico permite a correção de tais formações, tornando o sorriso  muito mais bonito!

Tipos de aparelho ortodôntico

Existem vários tipos de aparelho ortodôntico, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis.
Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são os mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Como sei se preciso colocar aparelho?

A única pessoa que está apta a lhe responder essa pergunta é o ortodontista. O ortodontista numa avaliação preliminar do seu sorriso e da sua mordida já vai avaliar a necessidade de se colocar o aparelho e então vai encaminhá-lo para fazer uma documentação ortodôntica que consiste nos exames necessários para planejar o seu tratamento.

Depois da avaliação técnica dos exames pedido por ele ( como por exemplo, a radiografia da arcada dentária, fotografias, modelo de gesso) é que o profissional poderá lhe dar o resultado e dizer qual tipo de aparelho utilizar. Se você sente desconforto para mastigar, ronca demais ou simplesmente se sente mal pela aparência, visite nosso ortodontista! Ele lhe dirá se precisa utilizar o aparelho ortodôntico!

Por que é preciso utilizar o aparelho ortodôntico?

Um aparelho ortodôntico/dentário tem o único propósito de alinhar e mover os dentes da arcada dentária. Algumas más formações da arcada e os dentes podem influenciar de forma negativa o estilo de vida de um indivíduo.

Entre diversos fatores negativos, é muito comum ouvir relatos de má mastigação, dores na mandíbula, sensibilidade excessiva nos dentes por conta do atrito, apnéia (disfunção respiratória durante o sono) e até mesmo dores de cabeça e enxaqueca. Tudo isso pode ser evitado e remediado com o uso do aparelho ortodôntico, se a causa de tais problemas for realmente a má formação, que deverá ser constatado pelo profissional.

Dói utilizar o aparelho ortodôntico?

Colar os bráquetes não dói!

Depois dos bráquetes colados você vai sentir um desconforto, podem aparecer feridinhas na parte de dentro da bochecha pelo atrito do bráquete com a mucosa. A mucosa com o tempo vai se acostumar e se adaptar com o novo “corpo estranho” que seria o aparelho, em ambos os casos, os aparelhos utilizam força mecânica para promover a movimentação dentária, utilizam-se fios metálicos para que esta pressão seja feita.

Para diminuir esse desconforto, pode se prescrito pelo profissional medicação analgésica e creme para a feridinha. Existe uma cera odontológica especial que pode colocar por cima dos bráquetes de modo que estes se tornem menos abrasivos para a sua boca, peça ao ortodontista!

Quais os tipos de aparelhos dentários encontrados hoje em dia?

 

Com a evolução da ortodontia no mundo inteiro e a necessidade excessiva de uma boa estética e aparência, principalmente ícones da TV, filmes e moda, a busca de um aparelho dentário que desempenhasse sua função com uma maior eficácia e o mínimo de impacto sobre a aparência se torna cada dia mais perto de uma solução definitiva. Hoje já é possível se utilizar de aparelhos ortodônticos totalmente transparentes. Isso mesmo, um aparelho ortodôntico invisível! Diversas pessoas já aderiram e comprovaram a eficácia do tratamento entre os atuais modelos de aparelhos ortodônticos, os mais comuns e populares pela sua eficácia são: Aparelhos ortodônticos convencionais com bráquetes de metal e elástico colorido (aparelho fixo)

Modelos de aparelhos ortodônticos: 

  • Aparelhos ortodônticos convencionais com bráquetes de metal e elástico colorido (aparelho fixo)

 

  • Aparelhos ortodônticos estéticos com bráquetes e elásticos transparentes (aparelho transparente ou aparelho estético)

  • Aparelho autoligado

 

  • Aparelhos alinhadores – transparentes (Invisalign)

Aparelho removível

 

Quando termina o tratamento ortodôntico?

Após a correção dos dentes mal posicionados, é necessária a

contenção da posição dos dentes por um determinado tempo.

A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos, os fixos são colados na face dos dentes que fica em contato com a língua.

 

Quais os benefícios do tratamento com aparelho ortodôntico?

 

As vantagens são várias. A vantagem do tratamento com aparelho ortodôntico mais óbvia é, sem dúvidas, um sorriso mais bonito! Depois dessas, inúmeras são as vantagens em relação à saúde. Eis aqui alguns benefícios que todos os pacientes podem esperar do tratamento:

Melhora na estética e no sorriso- um sorriso perfeito melhora sua auto estima, seu carisma e cativa as pessoas. Afinal quem não adora ver um sorriso perfeito?Prevenção e o tratamento de problemas e dores na articulação- O tratamento geralmente faz cessar as dores que ocorrem durante a mastigação e que são causadas por uma oclusão desnivelada.

Melhor digestão- Com uma oclusão correta, a mastigação se torna mais eficaz e assim também a digestão,pois os alimentos chegam ao estomago melhor triturados.

Higienização mais fácil- Com os dentes desalinhados a escovação não alcança certas áreas dos dentes que geralmente alcançaria,.

Também facilita o uso do fio dental, pois permite que o fio penetre melhor entre os dentes.

Clique aqui e veja o nosso simulador de borrachinha!

Veja o vídeo de como funciona o aparelho!

 

 

Referências:

https://www.oaparelhoortodontico.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_ortod%C3%B4ntico

https://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/entenda-como-funcionam-os-aparelhos-ortodonticos,e3363ea66fbed310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html