Clareamento1O clareamento dentário é um tratamento estético que modifica a cor do dente para uma cor mais clara. Algumas pessoas possuem dentes naturalmente amarelados,  porém , o consumo de café, Coca-Cola, cigarro, podem causar um escurecimento gradativo dos dentes ao longo dos anos.

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações!
Existem duas modalidades de clareamento:

Convencional ( Conhecida como caseira)- o paciente realiza o clareamento com moldeiras em casa sob orientação do dentista.

Profissional -feita no consultório com o auxílio da Luz (laser).
 As duas técnicas são capazes de clarear os dentes. O profissional  irá decidir entre custo, tempo e benefício para o paciente. As vezes, há a necessidade de mesclarmos as duas técnicas.

Perguntas frequentes:

Clareamento laser

1-Posso fazer o clareamento sozinho ou preciso ir ao dentista?

 

Para sua segurança o profissional deve acompanhar o caso do início ao fim; monitorando o processo para garantir a saúde do paciente de otimizar os resultados.
(Nota: o fabricante de produtos não se responsabilizam por tratamentos realizados sem a supervisão do cirurgião dentista).

2- Como funciona o clareamento dental?
O gel clareador penetra no esmalte e dentina, e ao entrar em contato com as moléculas de pigmentos responsáveis pelo escurecimento, as quebra em partículas menores que serão eliminadas da estrutura por difusão. O resultado visual são dentes mais claros.

3- Qualquer pessoa pode realizar um clareamento dental? Há contra-indicações?
Antes do clareamento, é imprescindível que a saúde bucal do paciente seja avaliada por um cirurgião dentista. Se houver necessidade, o profissional poderá tratar eventuais condições previamente, viabilizando o tratamento de clareamento dental.

4-O Clareamento pode causar sensibilidade?
A incidência de sensibilidade depende muito de um paciente a outro, e quando presente pode ser facilmente contornado com protocolos e produtos específicos.
5- O dente clareado fica enfraquecido?
O dente não fica mais frágil, o que pode ocorrer é uma perda de mineral que será revertida pela ação da saliva. A estrutura dental não é afetada.
6- Por que os dentes escurecem?
Pode ocorrer através do consumo contínuo de alimentos bastante corados( Ex: chás, café, refrigerantes, molhos e etc), determinados medicamentos, trauma pulpar, pigmentação por restaurações antigas, entre outros.
Clareamento7- O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não, mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações  não sofre ação dos clareadores, pareceram mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
8- O que não posso fazer durante o clareamento?
Fumar, tomar café, chá, beterraba, Coca-Cola, consumir vinho tinto
9- O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim, mas nunca como era antes. Após 1 ou 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.