Conhecidos também como dente do juízo por serem os últimos dentes a se desenvolver na arcada dentária, normalmente aparecem entre 16 aos 20 anos de idade.

Nem todas as pessoas apresentam os terceiros molares (sisos), ou podem ainda não apresentarem todos os quatros, porém quando apresentam, geralmente eles encontram-se fora de posição, devido a falta de espaço para o seu nascimento.

sisoHoje em dia com os maxilares menos desenvolvidos (por conta de uma alimentação mais pastosa no dia a dia) os sisos acabam não encontrando espaço na arcada dentária para acomoda-los, isto pode fazer com que eles fiquem inclusos (dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso) ou impactados ocasionado o apinhamento dos demais dentes, sendo então, muitas vezes, recomendado a sua extração.

Recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham os seus dentes sisos examinados para verificar se precisa ser removido, pois nesta fase são mais fáceis de serem removidos, uma vez que suas raízes não estão completamente formadas, o osso circundante é mais suave e mais elástico, e há menos chance de prejudicar estruturas nobres próximas ao dente retido, como nervos e outras estruturas.

A remoção desses dentes em uma idade mais tardia, tornam-se um pouco mais complicada, uma vez que raízes tenham se desenvolvido plenamente (podendo envolver estruturas nobres, como nervos)

Por que não temos espaço suficiente na arcada dentária para acomodar os sisos???

dente-sisoVamos a um pouquinho de história!!

Os alimentos que comemos hoje, são cada vez mais moles, e com o início do uso das ferramentas de cortes, feitos de pedras pelos homens da pré-história, diminuiu bastante a necessidade de cortar os alimentos com os dentes, exigindo menos esforço de mastigação gerando, com isso, a diminuição das arcadas dentárias, e reduzindo o espaço entre os dentes, aumentando bastante o apinhamento e dificultando o posicionamento correto dos dentes sisos e de vários outros dentes.

Quando devemos remover o siso?

sisoQuando não há espaço para nascerem, os dentes sisos podem empurrar e desalinhar os outros dentes, provocando problemas de má oclusão dentária e sintomas de ATM e quando os sisos não possuem apoio nos dentes da arcada oposta a ele, podendo extruir e afastar os dentes vizinhos, podendo levar ao aparecimento de cárie e problemas periodontais , por facilitar a retenção de alimentos.Por conta da indicação de um ortodontista, para colocação de aparelho.

 

 

third_molarsAtravés da indicação de uma radiografia panorâmica é possível saber se a pessoa vai ou não ter os sisos,  quantos serão, se irão causar algum problema ou se podem permanecer na arcada ou se é preciso removê-los. É importante que o diagnóstico seja precoce, pois o ideal para a remoção do siso é quando 1/3 das raízes estão formadas, ficando  mais fácil a  remoção deles.

Durante o processo de irrupção destes sisos o  problema mais comum se se verifica é a pericoronarite.

 

Siso e a pericoronarite

 

Pericoronarite  é  quando se forma um capuz gengival que  recobre parte do dente que ainda não terminou de erupcionar causando  sua inflamação.

Quando o dente siso nasce parcialmente, pode ficar um pedaço de tecido cobrindo parcialmente esse dente, o que pode ocorrer uma inflamação desse tecido, por conta da entrada de alimentos por baixo dele.

 

Sintomas da pericoronarite

Dor localizada ou irradiada pela mandíbula.

Inchaço local ou na região abaixo da mandíbula.

Dificuldade na abertura e fechamento da boca.

Dificuldade de falar, mastigar e engolir.

Dores na ATM.

 

 Tratamento:

 

É realizado pelo cirurgião dentista,  deve-se fazer  uma consulta para o correto diagnóstico  e determinar assim, o melhor tratamento, sendo necessário algumas vezes para o alívio do desconforto e controle da inflamação, prescrição de analgésico, anti-inflamatório  e antibiótico  para controlar  a infecção .

Quando a inflamação e a infecção estiverem controladas, pode-se realizar a remoção do excesso de tecido gengival que recobre o dente.

 

Fontes:

https://dordedentes.com/dor-de-dente-do-siso
https://www.atm.hostmidia.com.br/dentes_sisos.htm
https://www.colgate.com.br/
https://odontologika.uol.com.br/sisoqdoremover.htm