Quando se dever trocar a escova de dentes? E Por que trocar?

Estudos demonstram que escovas de dentes se tornam menos eficientes na remoção de placa bacteriana de seus dentes e gengivas após 3 meses de uso regular. Além disso, é muito importante trocar de escovas regularmente devido ao aumento de proliferação de bactérias após determinado período. Por isso, recomendamos substituir sua escova de dentes pelo menos a cada 3 meses. Porém, a maioria das pessoas não tem o costume de trocar a escova de dentes e quando a faz é dentro de um período bem maior que que 3 meses.

Esse período pode variar e, na maioria das vezes, para menos. Quando o paciente tem uma escovação muito forte as cerdas são precocemente deformadas, antecipando a troca. Utilizar a técnica de escovação correta é fundamental, afinal, força não significa mais limpeza.

Sempre após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta

Segundo especialistas, a troca de escova após um resfriado ou infecção na região bucal é uma medida preventiva e importante. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar a reinfecção. Sendo assim, é importante trocar a escova depois de resfriados, gripes, dor de garganta ou infecções na boca, pois as bactérias, fungos, ou germes que causaram a doença podem ter ficados impregnados nas cerdas e poderão uma nova contaminação do paciente.

Quando as cerdas estiverem irregulares e desgastadas

O tempo indicado para que a troca de escova seja feita é de cada 3 meses. Porém, é importante ficar atendo à qualidade das cerdas. O ideal é que a escova seja trocada assim que a ponta das cerdas começar a curvar, momento em que não conseguirá penetrar nas regiões mais profundas, o que faz a qualidade da escovação diminuir.

Para avaliar se a escova de dentes continua em condições de uso, basta olhar se as cerdas estão alinhadas e se não sofreram alteração de posição devido a pressão exercida na escovação. É importante que as cerdas estejam sempre alinhadas para que possam fazer a higienização de todos os dentes com a mesma intensidade. Caso a escova apresente qualquer alteração nas cerdas e também pigmentação escurecida já está mais do que na hora de fazer a troca.

Cuide do seu sorriso!