Sabe aquela bolinha que aparece de vez em quando na sua gengiva? Então, essa bolinha é uma fístula.

O que é uma fistula?

Fístula é o trajeto que a infecção (pus) percorre entre a região periodontal ou periapical de um dente e até mucosa oral.

É um sinal clínico de que a região de seu aparecimento existe uma infecção em atividade.

A fístula é uma forma de defesa do organismo na luta contra as infecções. Onde existe fístula na região, há certamente infecção.

Normalmente ela fica próxima ao dente “problemático”.

Em infecções orais, o pus é normalmente eliminado por 3 vias de drenagem: corrente sanguínea, polpa dental e ligamento periodontal.

Nos casos em que essas vias são fechadas ou são insuficientes para a expulsão total da secreção, o organismo forma FÍSTULAS, ou seja, um novo caminho para a passagem do pus.

A passagem é feita por dentro dos ossos de sustentação dentária, e a porta de saída fica na gengiva, onde se forma uma bolha de pus.

Essa bolha é passageira, some logo após expulsar os detritos. A fístula por sua vez continua em atividade, assim como a infecção e a “bolinha” volta a aparecer sempre que o sistema imunológico formar mais pus.

 

As fístulas podem aparecer na face e sua presença causam sequelas como cicatrizes.

Em geral a fístula é indolor. Por isso, é comum que o paciente deixe de procurar um dentista. Lembrando que a fístula é causada por uma infecção e toda infecção deve ser tratada para não evoluir para um problema pior, como abscesso e até uma endocardite bacteriana.

O diagnóstico é feito através do exame clínico e com auxílio de radiografia.

Causas:

Cárie (que tenham atingido a canal do dente)
Tártaro (acúmulo de tártaro que pode levar a um problema na gengiva)

Tratamento:

Definir a causa: problema dentário ou periodontal.

Tratamento endodôntico (canal)

Raspagem, profilaxia. (periodontal)

Extração (quando não é mais possível o tratamento)

 

Evite problemas mais sérios!
Não espere para procurar um dentista, pois ele sim é capaz de fazer o correto diagnóstico e definir o melhor tratamento!