Harmonização facial: O que é?

A harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos para criar uma melhor harmonia entre os seus dentes, a boca e o rosto de uma forma geral. Ela também pode ser chamada de harmonização orofacial.

Isso significa que às vezes, após um tratamento odontológico, mesmo com os dentes perfeitos, parece que algo ainda não está perfeito. É nesse momento que a harmonização facial entra em ação, pois outros detalhes na boca ou no rosto que precisam ser complementados para que o seu sorriso fique simplesmente perfeito e você ainda mais linda.

A harmonização facial pode englobar diferentes procedimentos estéticos referentes aos dentes, lábios, gengiva, pode estar relacionado às funções de músculos faciais, assim como às expressões faciais e possíveis marcas de expressão.

A harmonização facial vai analisar o seu rosto como um todo para melhorar o seu sorriso de uma forma geral, criando uma melhor harmonia em todo o seu rosto, garantindo não só um sorriso perfeito, mas a harmonização do sorriso com a face.

Com a evolução da estética e da odontologia, a harmonização facial tem sido cada vez mais procurada devido aos excelentes e surpreendentes resultados que traz em um rosto e sorriso.

Quais são os passos e procedimentos que fazem parte da harmonização facial?

Como quase tudo na estética e beleza, a harmonização facial vai variar de acordo com o sorriso e fisionomia de cada pessoa, afinal, cada um tem um tipo de rosto e características diferentes.

Por isso, tudo vai começar com uma análise geral do seu rosto e sorriso, para conferir cada detalhe que pode ser melhorado.

Em geral, o primeiro passo a ser realizado após a análise, é começar pelo próprio sorriso, que vai ser a base e estrutura de início da harmonização facial. O tratamento dentário, a correção dos dentes desalinhados (ortodontia) e a reabilitação dos dentes ausentes, fazem parte do primeiro passo.

A partir dessa base, de acordo com a recomendação para cada paciente, se segue para variadas outras possibilidades de procedimentos estéticos.

Procedimentos em harmonização facial:

  • Bichectomia;
  • Facetas e lentes de contato;
  • Botox;
  • Ácido hialurónico;
  • Clareamento dental;
  • Microagulhamento;
  • Lipo enzimática de papada

Falaremos um pouco de cada procedimento.

Bichectomia na harmonização facial:

A bichectomia tem como função remover uma pequena parte do acúmulo de gordura na região das bochechas, conhecidas como boça de Bichat. Esse procedimento não é indicado apenas como uma função estética, mas também para quem tem problemas em morder as bochechas com frequência ao mastigar alimentos.
É um procedimento cirúrgico, mas de pequeno porte que é realizado em consultório com anestesia local.

 Facetas e lentes de contato dental na harmonização facial:

As facetas e lentes de contato dental são estruturas finas feitas em porcelana ou em resina. Necessitando de desgaste mínimo ou não.
Elas são responsáveis por dar uma uniformidade na cor dos dentes e no formato de cada dente, criando um belíssimo e perfeito sorriso, e fica perfeito mesmo!

 Botox na harmonização facial:

A plicação de Botox (toxina botulínica) também pode ser usada como procedimento na harmonização orofacial. O Botox não tem apenas função de dar aquela esticada na pele, mas ele pode ser usado como procedimento da harmonização na estética do sorriso, mas também parar diminuir a contração de alguns músculos que podem estar interferindo na sua mastigação adequada ou mesmo em funções da fala.
Tipos de aplicações em Botox:

  • Bruximo (Apertamento e ranger dos dentes);
  • Sorriso gengival;
  • rugas de expressão- testa, pés de galinha, glabela.

Ácido hialurônico como preenchedor na harmonização orofacial:

O ácido hialurônico atua com função de preenchimento. Tipos de preenchimentos:

  • Preenchimento labial (Contorno, volumização e hidratação);
  • Preencher e melhorar o “bigode chinês”;
  • Rinomodelação (Contorno do nariz);
  • Linha de marionete. Abaixo do lábio;
  • Código de barras (Acima do lábio);
  • Queixo (Modelação);
  • Mandíbula (Modelação);
  • Olheiras (Preenchimeto em olheiras profundas.

Clareamento dental:

Procedimento que dá um resultado muito bacana. Dentes brancos dão um ar mais jovial e destaca o sorriso acompanhado sempre pelo dentista, claro! Que podem ser de 2 tipos: Clareamento de consultório e o convencional.

Microagulhamento/ Dermaroller:

O microagulhamento é um tratamento estético que serve para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.

Este tratamento pode ser realizado de dois modos, usando um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen.

Tratamento indolor (Utilizamos pomada anestésica), ele fornece resultados desde a primeira sessão e geralmente compensa o ‘sofrimento’ porque a pele fica toda uniforme, sem as depressões causadas pelas cicatrizes de acne, por exemplo.

Lipo de papada

A famosa papada, também conhecida como queixo duplo, vem tomando espaço dentro da área de harmonização orofacial. Um dos procedimentos mais realizados nos últimos tempos dentro do consultório odontológico ao lado do preenchimento, da toxina botulínica, da bichectomia e dentre outros procedimentos, se tornou a queridinha dos pacientes que buscam a redução da gordura localizada nessa área. Considerada umas das principais vilãs da aparência facial, a papada se tornou um grande problema para os mais vaidosos.

O que é Lipo Enzimática de Papada?

A Lipo Enzimática é um tratamento minimamente invasivo que permite a redução de medidas através da diminuição de gordura. É feita através de microinjeções subcutâneas, semelhantes as injeções de insulinas, que ao serem aplicadas em toda região conseguem deixar o rosto livre da indesejada papada. A substância aplicada na região chamada de Ácido Deoxycholate a 1%, produz a quebra das células de gordura ao redor do pescoço, eliminando a área chamada de queixo duplo.