O que é Saburra lingual?

Saburra é aquela “massa” esbranquiçada que fica na superfície da língua, ela é composta por restos alimentares, por células descamadas da boca, bactérias e detritos que se aderem na superfície da língua. As bactérias presentes na boca fazem a fermentação e a putrefação destes resíduos. Dependendo do tempo que está depositada na língua sem ser removida dia após dia, a saburra pode variar de coloração, indo do branco ao amarelo esverdeado. E para fechar com chave de ouro: Ela tem um cheiro muito ruim!
A saburra lingual é responsável por grande parte dos tipos de halitose (mau- hálito). Ela é mais intensa nas pessoas que estão com fluxo salivar diminuído, o que pode acontecer em situações de estresse, ingestão de certos medicamentos e determinadas doenças.

Tratamento e prevenção.

Fazer a higiene bucal, além da escovação e do uso do fio dental, deve-se fazer a limpeza da língua após as refeições, evitando assim o acúmulo de bactérias.
Existem produtos que podem auxiliar na limpeza da língua como enxaguantes bucais e limpadores de língua. ( Leia sobre limpador de língua)