O que é Bichectomia?

É um procedimento cirúrgico que tem como finalidade a redução do tamanho das bochechas. Deixa o rosto com uma aspecto mais fino, “efeito blush” conhecido pela mulherada!
É feita a remoção da bola de gordura conhecida como bola de Bichat.
A bola de gordura de Bichat foi descoberta em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat, por isso que essa cirurgia tem esse nome de Bichectomia.

Como é feita a cirurgia?

É uma cirurgia simples, feita no consultório dentário com o uso de anestesia local. É feita uma pequena incisão (cerca de 1cm a 2cm) na parte interna da boca para a retirada das bolas de Bichat (gordura).
A cirurgia leva em média de 40min a 1h.

Indicações:

  • Estética;
  • Pessoas que mordem o lado de dentro da bochecha;
  • Insatisfação com o volume muito grande das bochechas;

Contra indicações

  • Pessoas que passam por radioterapia e quimioterapia;
  • Infecções locais;
  • Pacientes cardiopatas;
  • Pacientes com problemas hepáticos e renais graves;
  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes acima do peso; Além disso, é fundamental ressaltar que a cirurgia é ideal para quem está no peso ideal e não com sobrepeso.

Como é o pós operatório?

O pós operatório é simples, e parecido com pós cirúrgico de cirurgias de sisos, mas devemos ter alguns cuidados como: evitar exercícios físicos, evitar alimentos ácidos/cítricos, evitar exposição ao sol.
Pode ocorrer inchaço e hematoma na região.
Deve-se tomar a medicação prescrita pelo profissional.

Quais são os riscos desse tipo de cirurgia?

  • Sangramento;
  • Assimetria facial;
  • Lesão dos nervos faciais;
  • Rompimento de vasos;

Em quanto tempo começo a ver o resultado?

Os resultados começam a aparecer na segunda semana, e o resultado final pode levar até 3 meses.

Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim?

Só o profissional poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox). Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipo de papada enzimática ou lipoaspiração dessa região. Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.

Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?

A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade.
A face é composta por diversos compartimentos de gordura – chamados coxins gordurosos – que promovem sustentação às estruturas do rosto, evitando o seu desabamento. Na juventude, os coxins são bem preenchidos e conferem um formato jovial de “triângulo invertido”, com as terços superiores destacados e o terço inferior mais fino. Com o passar dos anos, esses compartimentos vão naturalmente sendo reabsorvidos, o que provoca a queda dos tecidos cutâneos e o aspecto envelhecido da face.

Dito isso, NÃO podemos afirmar que a Bichectomia é a responsável pelo envelhecimento facial. Mas, por outro lado, é verdade que a retirada das bolas ou bolsas de Bichat pode contribuir – em alguns casos – para destacar o aspecto envelhecido e magro do rosto. A solução, nesses casos, é repor volume com preenchedores como o ácido hialurônico.