Apesar dos dentes de leite serem temporários, pois irão ser trocados, a manutenção dos mesmos é fundamental para a saúde bucal e geral da criança. Os dentes de leite apresentam inúmeras funções importantes neste período.

Mastigação– A presença de dentes é fundamental para a mastigação dos alimentos, isso é fácil de entender ao correlacionarmos o tipo de alimentação do bebê com a presença dos dentes. Quando o bebê nasce ele ainda não possui dentes, desta forma, o alimento oferecido é somente líquido. Com o passar do tempo e o nascimento dos primeiros dentes, introduzimos alimentos pastosos. Quando o bebê já possui os dentes posteriores introduzimos a dieta da família. A correta mastigação faz com que a criança exercite os músculos da face proporcionando um crescimento de forma harmônica do rosto diminuindo a chance de futuros problemas ortodônticos.

A criança que perde o dente decíduo antes do tempo adequado para a sua troca, pode ter dificuldade na mastigação resultando na mudança no tipo de dieta, que poderá acarretar em alteração no crescimento e desenvolvimento da criança.

Fala– Os dentes são fundamentais para a emissão de alguns sons e a ausência dos dentes durante essa fase pode fazer com que a criança emita sons de modo errado, podendo também ocasionar posicionamento incorreto da língua.

Estética– Nos dias atuais a estética é muito valorizada, desta forma, se a criança apresenta ausência de um dente ou possui dentes cariados, sua estética facial pode ficar comprometida. Como consequência a criança pode ficar retraída, tímida, alterando o seu convívio social com outras crianças, ocasionando prejuízo na qualidade de vida da mesma.

Dentes– Por fim, os dentes são responsáveis por guardar o espaço para o dente permanente. O organismo é geneticamente programado para realizar junto com a queda do dente decíduo (leite) o nascimento do dente permanente. Todavia se este dente cair antes da época adequada, os dentes vizinhos movimenta-se para ocupar o espaço vazio e desta forma, o dente permanente não terá espaço para nascer e muitas vezes pode resultar em problema ortodôntico.

Cuidar dos dentes de leite do seu bebê é um fator fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da face, bem como para a saúde geral da criança.

 

Fonte:

https://portaldosbebes.fob.usp.br/portaldosbebes/Portugues/detSubCategoriaInstitucional.php?codsubcategoria_odonto=8&codcategoria_site=2