Infelizmente muitas pessoas ainda passam por esse problema. Os dentes podem ficar moles por alguns motivos que iremos citar:

  1. Por um Problema Periodontal (Periodontite).
  2. Por uma Pulpite.
  3. Por um traumatismo dentário.
  4. Por um contato prematuro.
  5. Por um tratamento ortodôntico.

1) Periodontite

Entende-se por doença periodontal um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico e de origem bacteriana que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Os microorganismos responsáveis por esse eventos estão presentes na placa bacteriana dental.
A placa bacteriana é o principal fator etiológico da doença periodontal.
A gengivite (a mais comum da doenças periodontais) pode ocorrer em qualquer individuo se houver acúmulo suficiente de placa bacteriana dental na margem e/ou nível dentogengival. É considerada uma doença infecto -inflamatória, caracterizando-se por uma vermelhidão da gengiva marginal, edema e sangramento à sondagem.
Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerados em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e fumantes.

Tratamento:

O tratamento da doença, no deu estagio inicial, consiste em raspagem sub-gengival da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há necessidade de cirurgia, e, as vezes, antibioticoterapias. ( Leia mais)

2) Pulpite

É uma inflamação da polpa dentária, um tecido conjuntivo especializado localizado no interior do órgão dentário e revestido de tecidos mineralizados (dentina e cemento).
É quando o dente tem a necessidade de fazer tratamento endodôntico (canal), pois a pulpite é uma inflamação que ocorre dentro do dente, essa inflamação pode disseminar para os tecidos e ossos circunjacentes causando perda do tecido ósseo em torno da raiz do dente, causando assim o amolecimento do dente. Por isso deve-se procurar um dentista imediatamente para resolver o tratamento de canal antes que seja tarde!

3) Traumatismo dentário

O traumatismo dentário, como o nome já sugere, é um trauma causado no dente por acidentes como: uma bolada no jogo de futebol, uma cabeçada do filho, uma cotovelada, entre outros… Deixando assim o dente mole.

Esses traumas podem gerar lesões futuras, por isso, deve-se procurar um dentista imediatamente para fazer a avaliação do tipo e gravidade do trauma para evitar problemas futuros.

4) Contato Prematuro

O contato prematuro é quando um dente esta mal posicionado na arcada dentária, e este dente acaba interferindo na mordida, fazendo com que esse dente receba uma carga excessiva principalmente na hora da mastigação. O dentista irá avaliar e vai tirar este contato.

5) Tratamento ortodôntico

 

Durante o tratamento ortodôntico é comum que os dentes fiquem moles exatamente porque estamos aplicando forças contínuas na movimentação ortodôntica.
Ao final do esses sintomas iram desaparecer, isso é temporário.

Agora se você está lendo essa matéria e seu dente não esta mole por conta do aparelho ortodôntico, procure um dentista imediatamente!!!

Fonte: Wikipédia.org/wiki/doença periodonrtal