Se suas gengivas sagram durante a escovação você tem uma grande probabilidade de estar com GENGIVITE.
A GENGIVITE é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Essa inflamação pode progredir e atingir o osso alveolar (é este que envolve e segura os dentes).

O que acontece se não tratar a gengivite?

Se não for removida a diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode ser formar e as bactérias nelas contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta o dente. Isto pode fazer com que os dente fiquem moles, caiam ou tenham que ser retirados.

Quais os sintomas da gengivite?

 

  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Gengivas que sangram durante a escovação e o uso de fio dental.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.
  • Dentes que parecem mais longos devido a retração gengival.
  • Secreção de pus ao redor dos dentes.

E agora como faço para tratar a gengivite?

O primeiro passo é consultar o dentista para fazer a avaliação da sua saúde bucal e a confirmação da gengivite.
Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral,podem ser revertidos por meio da técnica correta de escovação e o uso do fio dental.
Muitas pessoas acham que sabem escovar os dentes e escovam de maneira errada, por isso a importância de ir ao dentista para esclarecimento da técnica correta de escovação.(Ler nossa matéria de técnica correta de escovação).
A limpeza feita no consultório pelo profissional é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. O dentista fará a profilaxia ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.
Por isso o acompanhamento deve ser periodicamente de 6 em 6 meses para a manutenção da gengiva sadia.

CONSULTE SEU DENTISTA PERIODICAMENTE!