Você sabe porque devemos fazer a profilaxia em consultório dentário?

Vamos lá, mesmo fazendo a higienização básica diária dos seus dentes e gengivas, alguns alimentos se calcificam em seu dentes formando a placa bacteriana e o tártaro (Uma crosta endurecida de cor acastanhada ou acinzentada.)
Esse tártaro que se forma não sai durante a escovação normal, sendo removido apenas com ultrassom ou curetas periodontais em consultório dentário realizado pelo dentista.
Nesta profilaxia o dentista vai fazer uma avaliação geral da sua saúde bucal, vendo se há necessidade de trocar alguma restauração ou se há presença de cáries. Viu como é importante essa manutenção? Então vamos lá, como é feita essa limpeza?

O que é Profilaxia dentária?

A Profilaxia dentária ou limpeza é o tratamento que consiste na total remoção de tártaros e placas bacterianas, atuando fortemente na prevenção e no fortalecimento dos dentes. O procedimento é bem simples e quase indolor dependendo da condição do paciente

Com qual frequência a Profilaxia deve ser realizada?

Por padrão é recomendado que o procedimento seja realizado a cada seis meses, porém esse prazo pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente e da avaliação do dentista.
Quem usa aparelho dentário ou prótese esse cuidado deve ser redobrado.

Quais as vantagens da Profilaxia dentária?

  • Um sorriso mais saudável;
  • Proteção contra tártaros e placas bacterianas;
  • Dentes livres de manchas;
  • Auxilia no combate da gengivite;
  • Combate mau hálito.

Desta forma, podemos concluir que a profilaxia é de extrema importância na manutenção da sua saúde bucal, sendo assim fique atento e visite o seu dentista regularmente.