Próteses Caracterizadas são quaisquer tipos de prótese dental (total, parcial, removível, overdenture) que possam receber caracterização individualizada (cor de dentes, cor de gengiva, vasos sanguíneos e manchas artificiais), o que possibilita que a Prótese confeccionada seja o mais natural e parecida com dentes e gengiva do paciente.

Diferente das próteses com “gengiva rosa”, a caracterização adiciona detalhes que mimetizam nossas estruturas dentais com perfeição. Adicionando restaurações, manchas de cigarro, gengiva escura (para negros) e outros detalhes feitos artesanalmente, que vão propiciar que sua prótese seja muito mais natural, sem aquela cara de dentadura.

É uma prótese que utiliza um sistema chamado Tomaz Gomes para a sua caracterização (STG)

Trata-se de uma técnica artesanal na qual o técnico de laboratório (protético) cria na camada de gengiva da prótese total um aspecto “camuflado” tentando imitar as nuances de cor que existem em uma gengiva natural. Existe uma escala de modelos de cores padronizada chamada STG (Sistema Thomaz-Gomes), onde existem diferentes opções de cores de uma gengiva. Essa escala é sobreposta à gengiva existente do paciente para verificar qual a cor mais adequada. O Objetivo é criar uma transição natural entre a gengiva do paciente e a gengiva da prótese, imitando veias, vasos, manchas, cor e forma de uma maneira bem natural e artesanal.