Periodontia

Tratamento e plástica gengival

A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias. E precisa de consultas periódicas a cada 6 meses para o controle da doença.

Quando não tratada, a doença pode levar à perda da dentição, fator que prejudica tanto a aparência quanto a função do sorriso.

  • Gengivite (inflamação gengival);
  • Periodontite (inflamação dos ligamentos que sustentam o dentes);
  • Remoção do tártaro ou cálculo e controle de perda óssea;
  • Controle de bolsa periodontal.

  • Plástica gengival ou gengivoplastia: (Para melhorar o contorno e coloração da gengiva): A cirurgia plástica gengival está indicada em casos de gengivas muito grandes (sorriso gengival), retração (quando a gengiva se desloca e expõe a raiz);
  • Recobrimento gengival, em casos onde a gengiva tem pouca espessura, é muito fina e acaba ficando com coloração ou contornos esteticamente indesejados;
  • Aumento de coroa clínica ( Para mostrar mais os dentes): O aumento de coroa clínica é um procedimento cirúrgico simples realizado no consultório dentário com o intuito de aumentar a área supra gengival do dente, ou seja, aumentar a área visível do dente acima da gengiva;
  • Gengivectomia: O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia. Lembrando que não há cicatrizes e muito menos pontos.

Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes. O periodontista faz o diagnóstico, adota ações preventivas e realiza o tratamento das alterações nesses tecidos.
A periodontia também cuida da estética da gengiva, com a plástica gengival ou gengivoplastia.
A cirurgia plástica gengival está indicada em casos de gengivas muito grandes (sorriso gengival), retrações (quando a gengiva se desloca e expõe a raiz) – recobrimento gengival, em casos onde a gengiva tem pouca espessura, é muito fina e acaba ficando com coloração ou contornos esteticamente indesejados.

Dispomos de um atendimento de qualidade com profissionais especializados para oferecer aos nossos pacientes toda atenção necessária em todo tratamento.

A clínica fica localizada no centro comercial da cidade de Nova Iguaçu e dispõe de diversas possibilidades de locomoção como ônibus e trens.

Espaço amplo, aconchegante, e dispõe de 3 consultórios e uma sala de esterilização odontológicos com aparelhos e equipamentos extremamente modernos.

Nossos dentistas

Dra. Deise Bastos

Cirurgiã Dentista

Dra. Karen Gomes

Ortodontista

Dr. João Marcos

Implantodontista

Algumas fotos da clínica

Harmonização facial

Toxina Botulínica

Análise, molde e inserção de aparelho ortodônticos nos pacientes de acordo com suas necessidades clínicas.

Fios de PDO

Análise clínica, preparação e implante dentário em pacientes com perda dentária, transformando seu sorriso.

Bichectomia

Prótese moderna, flexível que trará seu sorriso de volta sem dor, se adaptando à anatomia de sua boca.